Dúvidas frequentes

1 - O que é a premiação?

A premiação visa reconhecer e disseminar experiências exitosas, contribuindo para a melhoria de políticas públicas ambientais. Espera- se que, a partir da premiação, boas práticas sejam conhecidas, aperfeiçoadas e transferidas, inspirando outras iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

2 - Qual o objetivo?

O objetivo é identificar e premiar experiências desenvolvidas no bioma Amazônia que promovam a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento local sustentável, em especial a redução do desmatamento.

3 - Quem pode concorrer ao prêmio?

Governos municipais e organizações da sociedade civil que atuem no Bioma Amazônia e que sejam legalmente constituídos.

4 - Que municípios integram o Bioma Amazônia?

O Bioma Amazônia é composto por 530 Municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. Veja aqui se seu município integra o Bioma Amazônia.

5 - Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento digital do formulário de inscrição disponível no site do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (http://amazonia-ibam.org.br). Fique atento, pois alguns campos do formulário são obrigatórios e não serão aceitos formulário preenchidos à mão.

6 - Como apresentar a prática?

O formulário deve ser cuidadosamente preenchido com dados claros, completos e verídicos sobre a Prática e que permitam a identificação dos critérios de avaliação, item 6 do Regulamento. Informações adicionais podem contribuir para a análise da experiência.

7 - Quais são as categorias?

São 5 categorias: Ordenamento Territorial e Fundiário; Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental; Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação; Governança Socioambiental e Educação Ambiental. Consulte o item 2 do Regulamento para conhecer melhor a definição de cada uma dessas categorias.

8 - Posso inscrever mais de uma Prática?

Sim, cada instituição pode inscrever quantas práticas quiser. Uma mesma instituição poderá inscrever várias práticas diferentes em qualquer categoria. A única condição é de que uma mesma prática não pode ser inscrita duas vezes. Fique atento: a mesma Prática NÃO pode ser inscrita em DUAS categorias distintas.

9 - Posso inscrever práticas com diversos parceiros?

Sim, a integração e diversidade de parcerias é altamente encorajada. Essa informação deve ser apresentada em resposta a pergunta “a prática conta com instituições parceiras? “ que consta do Formulário de Inscrição.

10 - Como enviar a minha inscrição?

Depois de preencher o formulário disponível no site do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (http://amazonia-ibam.org.br), as inscrições devem ser enviadas via Internet, e-mail ou Correio/SEDEX. Veja as orientações:

Internet (on-line): http://amazonia-ibam.org.br.

E-mail: pqga-boaspraticas@ibam.org.br

Correio/SEDEX:

Instituto Brasileiro de Administração municipal – IBAM

“Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia”

CAIXA POSTAL 1103

CEP: 20010-974 – Rio de Janeiro – RJ

11 - Como sei se minha inscrição foi aceita?

A habilitação da inscrição será por meio da verificação das informações constantes no formulário de inscrição, tomando como base o Regulamento. Em caso de pendência de informações o responsável pelo preenchimento do formulário será contatado por e-mail ou telefone. Por isso é importante que você preencha os dados de forma clara e correta.

12 - Quem irá analisar as práticas para habilitar?

A Comissão Técnica especialmente constituída, ficará responsável pela análise da qualidade das práticas habilitadas, e definir a necessidade de visitas técnicas para complementação e validação das informações.

13 - Quais são os critérios de avaliação?

Serão avaliados pela Comissão Especial do Prêmio para julgamento seis critérios: Parceria; Inovação; Sinergia; Impacto, Sustentabilidade e Replicabilidade, conforme definições expressas no Regulamento, item 6.1.

14 - Qual é o prêmio?

Serão concedidos até dois prêmios por categoria, sendo um para a melhor prática desenvolvida por governo municipal e outra por organização da sociedade civil. Ou seja essas duas modalidades não concorrem entre si.
Os vencedores de cada categoria receberão: Troféu, Certificado de Reconhecimento de Mérito e terão suas Práticas divulgadas em publicação especial. Participarão também de Cerimônia de premiação.

Os finalistas de todas as categorias receberão certificado de reconhecimento de mérito e poderão ter as suas práticas divulgadas em publicação.
Parceiros que se destacarem na viabilização das Práticas premiadas receberão certificado de coparticipação na iniciativa.

15 - Qual o período das inscrições?

Serão aceitas inscrições do período de 30 de novembro de 2015 a 2 de março de 2016 . Inscrições prorrogadas até 04 de abril de 2016.